quarta-feira, fevereiro 13, 2008

ProBloggers: O que leva uma pessoa a blogar?!

Você já parou para se perguntar o que o faz blogar? Ou então, já parou para perguntar o que o faz ler o blog alheio? Não! Então, está começando a hora disso acontecer, pois mais cedo ou mais tarde, eles serão maioria. Estarão em todos os lugares, nos portais, nos jornais, nos sites segmentados, nas redes próprias, nas redes de terceiros, blogs independentes, enfim, são mais de 120 mil novos blogs por dia!!!! Haja tanta gente para opinar não?!

Bom, eu escrevo pois é uma das coisas que mais gosto de fazer. Uma pena que não escrevo bem, meu português é péssimo e nunca tenho nada de interessante para dizer. Sempre escrevo devaneios ...

Tenho observado os movimentos frenéticos de brasileiros e brasileiras por um espaço ao sol no que nós, profissionais, chamamos de Blogosfera. Talvez um termo criado pelo próprio Inagaki, do http://www.pensarenlouquece.com/ ou por qualquer um outro amigo dele, o Fábio Seixas do http://www.camiseteria.net/ ou por qualquer outro jornalista ou evangelista da internet. O fato é que estamos constantemente procurando novos blogs para serem nossos parceiros ou mesmo caçando notícias pela web afora na tentativa de "roubar" o tráfego de pessoas interessadas em ouvir na íntegra uma determinada notícia.

Eu blog. E, tu, blogas? Eu sei que nós blogamos. Eu blogo porque, no começo, queria através desse blog melhorar o mundo ou, pelo menos, compartilhar idéias que melhorem nossas vidas. Mas, como todo mundo é corrido, eu mesmo não coloco notícias do Bem, só torço e escrevo para que as pessoas melhorem. Mas, efetivamente, não procuro ou entrevisto alguém que tenha realmente feito a diferença. Eu blogo por blogar.

Meu sonho é escrever um livro. Mas, um livro demora muito. Não posso ser ProBlogger pois não sou ávido por ficar procurando novos blogs para linkarem ao meu assim como não tenho tanto tempo para alimentar o meu próprio blog, tornando-o obsoleto.

Agora, porque eu não escrevo um livro? Será que não é mais fácil fazer um livro blog?! Mas já pensaram nisso e já fizeram. Será que devo fazer um site blog? Também já vi vários blogs que funcionam como sites de empresas pois é o primeiro e único ponto de contato com o usuário. Mas também não funciona muito.

Por ora, blogo para tentar passar o tempo e relembrar o quão bom eram os tempos antigos em que a cultura prevalecia e o respeito também. Escrevo para tentar resgatar em nós seres humanos tudo que deixamos para trás, que esquecemos quando tornamo-nos humano-máquinas. Não sei como e porquê estamos cada vez mais egoístas e cavando nosso próprio buraco. Será que não podemos parar, voltar um pouco e tentar avançar novamente com mais seriedade, honestidade, transparência, ética, respeito e sustentabilidade. Será que devemos continuar crescendo enquanto indivíduos, cidadãos e país de maneira desgovernanda e absurda.

Quando vamos efetivamente levantar as mãos e pensar em sermos mais justos conosco mesmos. Devemos parar com essa baixaria e com essa palhaçada toda que vive rodando nosso congresso e senado. Pra mim, é tudo balela: gente como pode nossos governantes gastarem tanto com questões imprevistas, particulares e coisas do tipo e chegam a gastar mais de R$ 130 mil reais em um ano com gastos particulares? Gente, sério, enquanto cidadão, eu não consigo ver isso. Como posso contribuir para o leão se tudo o que vejo é um absurdo. Mesmo assim, nós, meros espectadores, somos obrigados, por lei, a contribuir. Agora, essa mesma lei que nos obriga, não obriga os nossos governantes a tratar nosso dinheiro com respeito, também não os obriga a renunciar em primeira instância caso alguma anormalidade em seu mandato venha a público. Ou seja, a lei é para os próprios fazedores dela e não para a sociedade. Um absurdo! Quando vamos parar com tudo isso e passaremos a exigir de nossos parlamentares mais respeito, ético e desenvolvimento?

Pelo que entendo, internet, blogosfera, web 2.0, tudo isso que estamos vivendo sugere a necessidade de compartilharmos idéias e desenvolvermos acordos sustentáveis que nos levem à evolução mútua. Portanto, porque nós, blogueiros, profissionais ou não, nos juntamos e fazemos juntos nossa revolução. Vamos blogar o que os grandes noticiários escondem ou então, vamos blogar o que eles falam e que nos interessam para dar continuidade e relevância ao tema. O que não podemos, e isso não podemos mesmo, nunca, é ficar parados!

E aí, vamos blogar por um mundo melhor? Vamos fazer a diferença?

OM SAI RAM

Nenhum comentário: