quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Ação Social: Só depois que eu me ajudar!

Gente, não é verdade que se fala por aí: antes ajuda a ti mesmo, depois ajude o próximo. Pois é meus caros amigos e poetas, acontece que as pessoas não fazem isso. As pessoas estão mal e para se sentirem bem fazem filantropia. Na verdade, elas estão tão perdidas que nem filantropia fazem, acabam dando esmola no meio da rua para um menino que muito provavelmente não gastará o dinheiro produtivamente ou pelo menos, sustentavelmente.

Vivemos reclamando que a economia está fraca, que não conseguimos superar nossas dificuldades financeiras mas o que efetivamente estamos fazendo para melhorar. Trocamos de emprego? Começamos a trabalhar mais para trazer mais resultados e com isso mais dinheiro?! Deixamos de gastar mais?! O que fazemos para efetivamente melhorar nossa qualidade de vida?

Quero muito poder ajudar as pessoas. Mas quando eu digo ajudar é ajudar, não é fazer de conta que estou ajudando. É poder me dedicar de corpo e alma ao que faço e não me preocupar com o aluguel do apartamento, o financiamento do carro, as fraldas das crianças ... enfim, é para ajudar sem ter preocupações. Aliás, é ajudar com recursos financeiros, intelectuais, braçais e espirituais. É ajudar em todos os sentidos. É poder parar um pouco, sentar e refletir e desenvolver uma música cujos direitos autorais sejam totalmente revertido em prol de alguma organização não governamental séria. É poder pintar quadros ou escrever roteiros de cinema cujo sucesso será repercutido não só pelo conteúdo como também pelo retorno financeiro que isso poderá gerar para muitas famílias. É parar um pouco de tudo isso, e se preocupar e ensinar para as futuras gerações como desenvolver um site, como desenvolver um vídeo, um áudio, como compor ou como escrever, é dar a ela recursos intelectuais para seu desenvolvimento. Ajudar é poder fazer tudo isso e muito mais. Ajudar ao próximo trata-se de evolução e é para isso que estamos aqui, para evoluir.

Vamos nós, todos nós, blogueiros, ativistas da web, desenvolvedores, amigos, comparsas, evoluirmos mais esse degrau de nossa existência. Passamos pela época do conhecimento, estamos na época da sabedoria, agora vamos para a época da benevolência e compartilhamento mútuo. Sejamos mais fiéis com nossas vontades. Sejamos mais verdadeiros com nosso histórico. Sejamos mais humanos.

Hoje e sempre, ajuda a ti mesmo que ajudará o próximo. Tenho certeza!

OM SAI RAM

Nenhum comentário: