segunda-feira, dezembro 18, 2006

Mais dicas para produtores culturais

Vamos começar com a Lei Rouanet, que é uma lei federal que permite empresas privadas "patrocinarem" eventos culturais através de incentivos fiscais. Note que cada projeto, dependendo do artigo no qual ele se enquandra, terá uma porcentagem abatida do total investido pela empresa; portanto, é errado falar que o projeto terá 100% de abatimento, porque é raro. Importante lembrar que toda regra tem sua exceção.

Para que você tenha a permissão e legalização do Ministério da Cultura para começar a procurar patrocínio, você deve passar por um procedimento longo que dura normalmente uns 3 meses. Nesses três meses, pequenas alterações virão, e com isso na necessidade de estar sempre atento às
editais que são de suma importância para qualquer produtor cultural. Importante ressaltar que cada lei estadual (caso da Lei Mendonça) é diferente para cada estado. Segue rápido tutorial da Lei de Incentivo de Minas Gerais.

A dica do gol é o próprio site do ministério da cultura:
www.cultura.gov.br.

Existem empresas especializadas na confecção de propostas, gestão do processo junto ao ministério da cultura para aprovação das leis rouanet, mendonça e/ou audiovisual. Exemplo:
APOENA Empreendimentos Sociais, a DEARO, Liga, Kavantan (que eu mais recomendo).

O fato é que produzir um evento cultural não é fácil e demanda tempo, dinheiro e muito planejamento. Há uma visão errada de que tudo é muito simples e de fácil implantação. Um projeto cultural para que tenha a repercussão ideal, demora, no mínimo, três meses; do começo até o início do desenvolvimento.

Precisando de informações mais específicas, não tem problema: só mandar um post ou comentário que respondemos.

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