quinta-feira, fevereiro 28, 2008

A Falsa estabilidade.

Você é empregado? você acabou de ganhar um aumento? agora está convicto de que você é insubstituível?! calma lá, meu amigo... as coisas não são tão simples assim não.

Você já parou para perceber que estamos sempre em busca de segurança e estabilidade, em todos os momentos de nossas vidas?! Já parou para pensar que quando você era criança toda a estabilidade era proveniente de seus pais, depois, quando adolescente dos seus pais e amigos, depois, já adulto, de você mesmo! Ufa! Pera lá, como assim eu sou responsável pela minha própria segurança e estabilidade?! Quer dizer que se eu perder o emprego, corro o risco de ficar sem dinheiro? Quer dizer que qualquer erro que cometer na minha vida profissional posso estar diretamente e consequentemente atrapalhando minha vida pessoal?! Nossa senhora, então, por favor, me dêem um contrato de emprego vitalício que fico com a certeza que nada me faltará. Enquanto isso não acontece, pode ter certeza, um dia ou outro tudo pode vir a cair por água abaixo. portanto, pense sempre duas vezes antes de qualquer coisa.

Na verdade, o que quero dizer aqui é simplesmente ao contrário: não viva a sua vida em função do seu emprego ou dessa suposta segurança e estabilidade. Viva sua vida conforme seus sonhos reais e verdadeiros e suas grandes vontades e ambições, pois, querendo ou não, estamos sempre à mercê de algo ou alguém. Se fomos empregados, de nosso chefe. Se somos presidente de uma empresa, do presidente de conselho. Se somos presidentes de conselho, tememos os investidores. Se somos investidores, tememos o governo. Se somos o governo, tememos o mercado. Se somos o mercado, tememos o ambiente no qual estou inserido. Se somos o ambiente, tememos às variáveis que nos fogem do controle. Aí, meu amigo, só nos resta pedir o auxílio de Deus. E é aí que eu forço e reforço minha mensagem: a garantia, segurança e estabilidade tanto almejada pelos seres humanos, só virá após o mesmo ter aberto sua vida e seu amor a Deus. Pois Ele tudo pode. E você, como imagem e semelhança de Deus, também tudo pode. Claro, à partir do momento que não agrida ou atrapalhe o bem-estar do próximo.

A falsa estabilidade é um dos pilares que sustenta o sistema capitalista. Pois somente sendo empregado e somente aceitando as condições exploratórias das condições de trabalho existentes nas grandes corporações que poderei sentir-me seguro e capaz de constituir uma família. (aliás, esse é o intuito final de qualquer ser humano, encontrar a longevidade e eternidade através da proliferação e consolidação da prole) Ou seja, é somente aceitando as condições horríveis de trabalho: salário baixo, poucos benefícios e privilegios, e trabalhando muito para garantir que você produzirá mais que o estagiário aí ao lado, que o homem encontrará a paz de espírito para sobreviver. E aí, meu caro, reside outro problema:

O ser humano sobrevive e não vive. Se o ser humano preocupasse em viver, teríamos menos problemas, menos trânsito. Seríamos mais cordial um para com o outro. Nos preocuparíamos menos em somente trabalhar e gerar renda. Preocuparíamos mais tempo em como aproveitar nossos filhos. Pensaríamos também em como manter o meio ambiente mais limpo. Ousaríamos sonhar em ter nosso próprio negócio. Gastaríamos mais tempo aprendendo a construir coisas que usamos no nosso dia-a-dia. Enfim, seríamos mais livres e verdadeiros para conosco mesmo assim como para com os outros.

Vamos viver mais. Vamos acreditar mais nos nossos sonhos. Ousemos a ousar. Pensemos que sim, podemos efetivamente melhorar nossas próprias vidas e também a do próximo. E, claro, lutemos por nossos projetos! E rezemos para que Deus nos dê sempre o melhor caminho a escolher.

OM SAI RAM

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito